Treinamentos geram resultados, ou não PAGINA 3/3
Só pra ilustrar o que estou dizendo, no livro “O poder do hábito”, Charles Duhigg diz que pela sua experiência um novo hábito se
consolida após uma média de 66 dias ! É uma jornada de mudança que certamente
vale a pena!
Mais nem sempre, as empresas praticam o que pregam, em
relação ao desenvolvimento de seus colaboradores.
Nem sempre os profissionais de RH tem força suficiente para
convencerem os gestores de outras áreas sobre essa jornada de transformação.
Alguns até tentam, mas esbarram na impaciência de Diretores que vivem em salas
fechadas, com pouco contato com a realidade nua e crua, e muito contato com os
Conselhos de Acionistas.
Já viram algo parecido? Imagino que sim!
Para mudar isso é necessário que as empresas realmente
busquem implementar uma cultura de aprendizado, valorizando o ativo mais
valioso que possuem: as pessoas! Precisam gerar condições para as mudanças.
E essa cultura tem que estar inserida na estratégia da
empresa, não apenas nos objetivos anuais de bônus dos gestores. “Fizemos nossa
parte! Contratamos o consultor, fizemos o treinamento e pronto. Agora queremos
resultados.”
Pena, mas é assim que acontece na maioria das vezes.
E o que pode ser feito para melhorar isso?
Chegamos então no ponto principal dessa nossa conversa: O
papel de cada um de vocês quanto participam de um treinamento.
Já treinei milhares de pessoas e tenho orgulho de dizer que
muita gente evoluiu independente do que as empresas e seus gestores praticavam.
Pessoas que entenderam que precisavam e podiam evoluir. Pessoas que se
comprometeram com elas mesmas para alcançar seus objetivos e consequentemente
os objetivos das empresas. Tiveram atitude!
E essa atitude não
pode depender das ações das empresas!
Taí o pulo do gato!
Por isso resolvi fazer uma curva na minha jornada de
consultor e me adaptar, porque estou vendo um novo caminho, uma nova
oportunidade. Resolvi focar mais nas
pessoas físicas do que nas pessoas jurídicas.
Quem busca evoluir por conta própria, não sendo “obrigado” a
fazer um treinamento porque a empresa mandou, certamente vai atender aos 4
pontos fundamentais para o sucesso de um treinamento. Certamente vai ter resultados com esse treinamento.
1º: Sabe a razão de
buscar esse treinamento, o que exatamente quer melhorar e onde quer chegar;
2º: Reconhece o valor
e a utilidade;
3º: Acredita e confia no treinador;
4º: Vai praticar o
que aprender porque realmente acredita que isso trará resultado.
Já ouviram falar que cada profissional deve fazer gestão de
sua “própria marca”?
Você é uma “marca”! A sua marca! Agregar valor à você mesmo
está em suas mãos!
É uma grande transformação no mercado de treinamentos, que
certamente vai gerar profissionais mais preparados, consistentes e resilientes.
Ninguém depende mais somente das empresas para se aprimorar. A evolução está ao
alcance de todos. Basta querer!
Fiquem atentos às novas oportunidades que a tecnologia
trouxe para nossas vidas.
A bola está com vocês!
Tamujuntu! Fui...