Beba desse CHA e evolua profissionalmente PAGINA 2/3
Nos próximos posts vou falar mais detalhadamente de cada competência que acredito ser relevante hoje em dia, por isso é legal a gente
alinhar essas definições antes.
Outro ponto que as vezes confunde nossa cabeça é a
utilização de termos em inglês para se referir a determinadas competências.
Atenção aqui, porque se formos trabalhar com a tradução
literal, daremos oportunidade para confusão.
Já deve ter escutado falar em "soft skills" e "hard skills". Acredito que sim!
A palavra "skill" traduzida literalmente para o português
significa habilidade!
Só que na realidade ela se refere muito mais a competência! kk....confundiu? Bora explicar então...
Sem muito blá,blá, blá, minha dica é que você esqueça os
dicionários inglês/português e coloque em sua cabeça que "soft skills" e "hard skills" são termos usados para definir alguma coisa mais ampla, exatamente como
falamos acima na definição de competência.
Vamos aqui focar nas "soft skills", que estão mais “na moda corporativa”.
Em outro momento entraremos nesse assunto de forma mais detalhada e falaremos
também de "hard skills", ok?
Beleza então, vamos ao exemplo...
As empresas hoje, buscam pessoas que tenham a competência/soft skill, adaptabilidade. Ou seja, buscam pessoas que consigam se adaptar
rapidamente, sem perder desempenho, às mudanças imediatas que aparecem sempre.
A pandemia fez com que milhares de pessoas em milhares de
empresas tivessem que sair de suas confortáveis mesas e salas, nos escritórios
e passassem a trabalhar em suas casas, mesmo não tendo um espaço físico
adequado, ou até os equipamentos certos para desempenhar suas funções. Quem
demonstrou ter essa competência/soft skill, ganhou ponto com seus gestores
e melhorou sua avaliação no final do semestre ou ano.
A capacidade de se adaptar às mudanças (adaptabilidade), é
uma "soft skill", ou se preferir, uma competência, essencial para os chamado “novo
normal”.
Voltando a nossa xícara de C.H.A, as empresas buscam pessoas
que usam seus conhecimentos, suas habilidades e sua atitude, para superar esse
desafio de mudança repentina e demonstrar sua competência de se adaptar e
continuar entregando suas metas profissionais e seus resultados.
Recentemente li um artigo muito interessante de uma consultora que gosto muito, chamada Vicky Bloch, que o título resume tudo que
falamos aqui : “Se a pessoa não tem SOFT SKILLS, não entra.” Nesse artigo ela
cita um escritor britânico (Simon Sinek), que publicou em seu Instagram, um
post falando sobre a questão, errada na sua opinião, de colocar em lados
opostos da mesa as "soft skills" e as "hard skills". Sem entrar muito na questão,
sua visão é muito mais de complementariedade, do que diferença.
E a consultora brasileira, aproveita esse post para
ressaltar a mudança que houve no mercado de trabalho, especificamente nos
processos de seleção, com uma valorização muito maior das "soft skills"(que de
SOFT não tem nada...kkk).