BLOG PAPO DE BRO

POST 3 PAGINA 1/3

Demonstre e conquiste respeito através da EMPATIA

Novos pontos de vista ajudam em nossa evolução.

E aí, tudo beleza pura? Espero que estejam todos bem, entre os seus, apesar do tempo difícil que vivemos hoje. Entendo que não está fácil, mas tenho certeza que tudo vai melhorar. Não desista e continue lutando que já vemos uma forte luz no fim desse túnel.

Parece piegas e otimista demais? Peço desculpas então... o que eu pretendia era simplesmente gerar empatia com você antes de começarmos a falar dessa competência fundamental para as pessoas e empresas.

É sério! A definição de empatia, é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar do outro. De olhar a situação com os olhos do outro. De sentir até mesmo as dores e alegrias do outro. Ser empático é ser solidário, e no momento que vivemos nada pode ter mais valor do que a solidariedade.

Isso é demonstrar respeito pelas pessoas, independente de você concordar ou não com um ponto de vista diferente do seu.

O mundo corporativo vem mudando de forma mais rápida do que imaginávamos que mudaria. A causa disso todos sabemos, e diz respeito a um tal “novo normal” gerado por um vírus totalmente desnecessário que surgiu em nossas vidas.

Tenho certeza que você já devem ter visto, ouvido ou lido por aí, que o Brasil é o país com o maior números de pessoas ansiosas no mundo. Que a depressão vem aumentando rapidamente nos ambientes de trabalho. E que o engajamento das pessoas e resultados vem caindo devido a questões emocionais e pessoais.

Isso é muito doido, mas infelizmente não parece que vai diminuir tão cedo. E o que está causando tudo isso? Nem preciso dizer né...todos fomos atingidos na cara por essa pandemia. O que já era difícil ficou mais ainda. Manter o equilíbrio emocional já era complicado, agora então, nem se fala.

A indústria farmacêutica nunca vendeu tanto anti-ansiolíticos, anti-depressivos etc e tal...(conheço bem!). Meditar nunca esteve tão na moda! (recomendo com força, como diria um amigo meu!) Se nos prédios ou casas em que vocês moram tem lixo reciclável, olhem a parte de “vidros” e contem as garrafas vazias de bebidas alcoólicas. Certamente são a maioria. O relacionamento entre as pessoas nunca esteve tão a flor da pele... Doideira total galera!

E além de tudo isso, a grana está cada vez mais curta e as coisas cada vez mais caras! Como diriam alguns especialistas em análise de mercado, é a tempestade perfeita para pirar o cabeção!

E como sair desse furacão? Existe alguma fórmula mágica? Será que vamos acordar amanhã e ver que tudo não passou de um terrível pesadelo? Infelizmente a parada é real... até demais! Então bora ver o que podemos fazer. O que está em nossas mãos!

Demonstre e conquiste respeito através da EMPATIA PAGINA 2/3

Pra começar, vamos voltar nos remedinhos... Recomendo consultar seus médicos e quem sabe tomar um desses aí pra acalmar. Meditação é bom demais e acreditem, funciona até com um maluco como eu. Sendo talvez politicamente incorreto, uma cervejinha ou uma dose de destilado também relaxa, mas sem exagero! Mas além disso tudo, podemos e devemos ser mais compreensivos e pacientes com as pessoas, podemos e devemos desenvolver mais empatia.

Pensando no ambiente profissional, é importante deixar claro que quando falamos em empatia, não queremos dizer que devemos ser tolerantes com erros dos outros, ou que os chefes não podem cobrar seus times, ou que não vai mais existir pressão no dia-a-dia. Não caia nessa por favor! Tudo isso vai continuar acontecendo porque precisamos continuar entregando e superando nossos objetivos.

Ter a capacidade de demonstrar empatia, diz muito mais respeito ao "como" vamos conduzir tudo isso com mais respeito e consideração, mesmo cobrando, colocando pressão e até criticando pessoas profissionalmente.

Competências ou soft skills(lembram?), antes tidas como “secundárias” passaram a ser essenciais. E a capacidade de ser empático de forma assertiva, é uma delas.

Gosto muito da abordagem do mestre Daniel Goleman (criador do conceito de Inteligência Emocional), que divide empatia em 3 tipos:

1) EMPATIA COGNITIVA, que se refere a capacidade que temos de entender o ponto de vista de outra pessoa. Nesse caso é muito importante nos conhecermos bem, ter uma autoconsciência desenvolvida, para que nosso cérebro reflita sobre nossos pensamentos e quais os sentimentos são gerados deles. Aí precisamos aplicar o mesmo raciocínio em relação ao outro. Em outras palavras estamos analisando os sentimentos de uma maneira mais racional mesmo.

2) EMPATIA EMOCIONAL, que se refere a capacidade que temos de sentir o que a outra pessoa está sentindo. Aqui temos que sentir mais do que pensar. Olhamos nos olhos da outra pessoa com atenção e identificamos suas reações, como os sinais de seu rosto por exemplo, e deixamos isso se refletir em nós. Sentimos a dor ou a alegria dela, como se fossem nossas.

3) INTERESSE EMPÁTICO, que se refere a capacidade que temos de perceber o que a outra pessoa quer ou espera da gente. Nesse tipo de empatia, temos que antecipar as coisas, e antever as expectativas da pessoa em relação a gente.

Parece complicado, mas é muito simples. É respeitar o outro e obter resultados positivos com isso. Apesar de estarmos mais focados nas outras pessoas, os benefícios serão para todos nós.

Em outro post, pretendo associar essa competência/soft skill, com a função de liderar pessoas, mas agora o que vamos falar, independe de você ser ou não chefe na sua empresa ou na sua casa.

Demonstre e conquiste respeito através da EMPATIA PAGINA 3/3

Então vamos lá... por que é tão importante desenvolvermos empatia rápido?

Porque as empresas já perceberam que essa competência/soft skill, melhora sensivelmente as relações internas nos ambientes coorporativos e além disso, melhora também o entendimento das necessidades dos clientes e consumidores de seus produtos e serviços.

Tornando as relações internas e externas mais saudáveis e produtivas, a confiança entre as partes também cresce, e consequentemente os resultados quantitativos e qualitativos serão melhores.

A princípio pode até parecer paradoxal o que vou dizer, mas em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, o grande diferencial das empresas está nas relações humanas entre seus colaboradores e clientes. Isso mesmo!

Atrás de tanta tecnologia ainda estão corações e mentes de pessoas que riem, choram e são cobradas cada dia mais. Por isso, ser capaz de entender as emoções e situações por trás das milhares de telas, vai ser o ponto da virada pra muitas empresas.

Ter empatia pode ser algo natural para algumas pessoas, ao passo que vai exigir muito esforço para outras. Don't worry, be happy! Ninguém deve se preocupar se tiver mais dificuldade. Basta começar, tendo consciência da importância dessa competência e buscar se aprimorar.

Não tem mistério...

Demonstre real interesse pelas pessoas no seu ambiente de trabalho ou pessoal. Converse com atenção, fazendo algumas perguntas simples, tipo “Como você está se sentindo hoje?”; “Tem alguma coisa te incomodando?”; “Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudar?”.

Depois de fazer as perguntas, ESCUTE AS RESPOSTAS, mas escute mesmo! Não daquele jeito que está claro que você está com a cabeça em outro lugar. Demonstre seu real interesse pelas respostas, através de gestos e novas perguntas.

Se não quiser conversar com alguém, pode simplesmente parar e observar as pessoas a sua volta. Olhe de verdade e procurem entender o que está vendo. Tente identificar as emoções, sem nenhum tipo de julgamento. Respeite as diferenças.

Tente! Tenho certeza que vai fazer bem pra você e muito mais para as outras pessoas.

Aposto que você vai ser mais respeitado demonstrando respeito e atenção pelos outros. É a "Lei da Reciprocidade" sendo aplicada na prática.

Como disse o grande educador Carl Rogers, “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro, e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.”

Pense e pratique isso.

Tamujuntu! Fui...

Qual a sua opinião sobre o assunto ?

Evoluímos ouvindo outros pontos de vista!

Clique aí do lado e compartilhe com a gente. Agradecemos MUITO!

CONCORDA OU NÃO