Demonstre e conquiste respeito através da EMPATIA PAGINA 2/3
Pra começar, vamos voltar nos remedinhos... Recomendo
consultar seus médicos e quem sabe tomar um desses aí pra acalmar. Meditação é
bom demais e acreditem, funciona até com um maluco como eu. Sendo talvez
politicamente incorreto, uma cervejinha ou uma dose de destilado também relaxa,
mas sem exagero! Mas além disso tudo, podemos e devemos ser mais compreensivos
e pacientes com as pessoas, podemos e devemos desenvolver mais empatia.
Pensando no ambiente profissional, é importante deixar claro que
quando falamos em empatia, não queremos dizer que devemos ser tolerantes com
erros dos outros, ou que os chefes não podem cobrar seus times, ou que não vai
mais existir pressão no dia-a-dia. Não caia nessa por favor! Tudo
isso vai continuar acontecendo porque precisamos continuar entregando e superando nossos objetivos.
Ter a capacidade de demonstrar empatia, diz muito mais
respeito ao "como" vamos conduzir tudo isso com mais respeito e consideração,
mesmo cobrando, colocando pressão e até criticando pessoas profissionalmente.
Competências ou soft skills(lembram?), antes tidas como
“secundárias” passaram a ser essenciais. E a capacidade de ser empático de forma assertiva, é uma delas.
Gosto muito da abordagem do mestre Daniel Goleman (criador
do conceito de Inteligência Emocional), que divide empatia em 3 tipos:
1)
EMPATIA COGNITIVA, que se refere a capacidade
que temos de entender o ponto de vista de outra pessoa. Nesse caso é muito
importante nos conhecermos bem, ter uma autoconsciência desenvolvida, para que
nosso cérebro reflita sobre nossos pensamentos e quais os sentimentos são gerados
deles. Aí precisamos aplicar o mesmo raciocínio em relação ao outro. Em outras
palavras estamos analisando os sentimentos de uma maneira mais racional mesmo.
2)
EMPATIA EMOCIONAL, que se refere a capacidade
que temos de sentir o que a outra pessoa está sentindo. Aqui temos que sentir
mais do que pensar. Olhamos nos olhos da outra pessoa com atenção e
identificamos suas reações, como os sinais de seu rosto por exemplo, e deixamos isso
se refletir em nós. Sentimos a dor ou a alegria dela, como se fossem nossas.
3)
INTERESSE EMPÁTICO, que se refere a capacidade
que temos de perceber o que a outra pessoa quer ou espera da gente. Nesse tipo
de empatia, temos que antecipar as coisas, e antever as expectativas da pessoa
em relação a gente.
Parece complicado, mas é muito simples. É respeitar o outro
e obter resultados positivos com isso. Apesar de estarmos mais focados nas
outras pessoas, os benefícios serão para todos nós.
Em outro post, pretendo associar essa competência/soft skill, com a função de liderar pessoas, mas agora o que vamos falar, independe
de você ser ou não chefe na sua empresa ou na sua casa.